“Doutor, foi só uma luxação?”

Muitos já devem ter ouvido ou até mesmo feito essa pergunta: “Doutor, teve fratura ou foi só uma luxação?”, acreditando que a luxação é uma lesão menos grave.

Na verdade, o termo médico “luxação” refere-se ao deslocamento de uma articulação, quando dois ossos que se articulam perdem o contato, geralmente devido a um trauma. Nesses casos, costuma haver lesão extensa das estruturas que conferem estabilidade para a articulação como os ligamentos e a cápsula articular.
posterior1 - CópiaEsse deslocamento articular pode se resolver sozinho, quando a articulação desloca e volta para o lugar espontaneamente, sem necessidade de manipulação. Porém, em grande parte dos casos, são necessárias manobras específicas realizadas pelo ortopedista ou até mesmo cirurgia de emergência para devolver a congruência articular.
O mais importante é entender que a luxação é uma lesão grave que pode deixar sequelas incapacitantes como rigidez ou instabilidade da articulação.
Talvez, em alguns casos, seja mais adequado trocar a pergunta inicial para: “Doutor, teve luxação ou foi só uma fratura?”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s