Cuidado ao puxar seu filho pelo braço!

Você sabe o que é “pronação dolorosa”?

Pronação dolorosa é uma lesão que ocorre em crianças de 1 a 5 anos de idade, com pico entre 2 e 3 anos, na qual há um deslocamento parcial de um ligamento do cotovelo, causando dor e limitação do movimento. Isso acontece, geralmente, quando a criança é puxada pelo braço, seja para evitar uma queda ou durante uma brincadeira. O resultado é que a criança sente dor no cotovelo que a impede de movimentá-lo.

Pronacao dolorosa - Cópia (5)O tratamento consiste em colocar o ligamento novamente no lugar através de uma manipulação do cotovelo realizada pelo ortopedista. Imediatamente após a manobra, a criança volta a mexer o cotovelo sem dor. Em alguns casos, o ligamento pode sofrer uma pequena lesão e a criança continuar a sentir dor mesmo após este voltar para o lugar. Nesses casos, é necessário um pequeno período de imobilização (5 a 7 dias).

O mais importante é que se tenha cuidado ao levantar seu filho, durante uma brincadeira ou ao atravessar a rua, por exemplo, para evitar que isso aconteça. E, caso ocorra, esteja atento para observar e levá-lo o mais rápido possível ao ortopedista.